Este Blog tem o objetivo de levar informações sobre as ações do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentavel do Cariri Oriental Paraibano.

2 de nov. de 2013

VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DRS EM CAMPINA GRANDE - PB NOVEMBRO DE 2013

Saudações crísticas, e territoriais!

Senhoras e senhores, bom dia!

Agenda importante para o fim do mês de novembro, de 2013!

SOLICITAMOS A TODOS OS QUE RECEBERAM ESTE COMUNICADO QUE O COMPARTILHEM COM SEUS CONTATOS TERRITORIAIS!

A PROGRAMAÇÃO ESTÁ, NO ELO (LINK), NO FIM DESTE TEXTO, E NO ANEXO, MAIS ABAIXO.

VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
RURALIDADE, DIVERSIDADE E POLÍTICAS DIFERENCIADAS

CONTEXTO E PERSPECTIVA

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal (CEF), a Fundação Banco do Brasil (FBB) e os Governos dos Estados de Pernambuco e Paraíba, em continuidade a seus eventos internacionais realizará o VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, cuja temática focalizará os resultados do projeto “Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas”, em especial abordando as tipologias dos espaços rurais brasileiros.
Esse Projeto fundamenta-se no fato que a definição adotada pelo Estado brasileiro sobre a delimitação dos espaços rurais e urbanos remonta às décadas de 1940-50. De acordo com essa definição, as áreas rurais são delimitadas por oposição e exclusão às áreas consideradas urbanas. Ou seja, todo o espaço de um município que não corresponder às áreas urbanas ou distritais é definido como rural. Tal definição é eminentemente físico-geográfica e arbitrária, na medida em que não avalia as relações econômicas e sociais que constituem a base desses espaços sociais.
Preocupações dessa natureza, levantadas por numerosos pensadores brasileiros, que, inclusive, advertem para a distorção que essa compreensão causa no planejamento e gestão das políticas públicas de desenvolvimento rural orientaram a execução de uma iniciativa, cujos resultados constituem a temática objeto do VIII Fórum, como seja: uma tipologia atualizada dos espaços rurais do Brasil, que toma por base os avanços conceituais da temática da ruralidade e territorialidade desenvolvidos no âmbito da academia, de entidades governamentais e dos movimentos sociais, avaliando as implicações dessa abordagem nas políticas públicas.
É oportuno enfatizar que os conceitos, as metodologias e os resultados desse projeto oferecem importante subsídios, tanto teóricos como empíricos, para sua replicabilidade em outros países, que enfrentam desafios da mesma natureza, quando se trata de delimitar seus espaços urbanos e rurais contemporâneos.

OBJETIVO
Promover um debate estruturado sobre os resultados do Projeto “Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas”, em especial a proposta de tipologias dos espaços rurais brasileiros considerados nos diversos biomas com vistas à construção de políticas públicas diferenciadas.

PERFIL DOS PARTICIPANTES

Atores sociais e representantes das organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos e entidades de fomento do Brasil e de outros países latinoamericanos e europeus.

http://iicaforumdrs.org.br/iica2011/adm/arquivosup/8d7802f7d79dcb0506a6d1d2e9db3d7fFolder_VIII%20Forum_WEB.pdf

Abraços fraternos!

Armistrong de Araújo Souto
Assessor Territorial
Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA / INSTITUTO AGROPOLOS
Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Cariri Oriental Paraibano
Engenheiro Agrônomo - CREA RN: 160029789-7
Especialista em Gerenciamento Ambiental - UFPB

0 comentários:

Postar um comentário