Este Blog tem o objetivo de levar informações sobre as ações do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentavel do Cariri Oriental Paraibano.

Desenvolvimento Territorial

A estratégia de Desenvolvimento Territorial é uma ação do Governo Federal desenvolvida através dos Programas de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais e do Programa Territórios da Cidadania que trabalha o desenvolvimento considerando o Território como unidade estratégia para planejamento e execução de políticas públicas. O Território é entendido como um espaço geográfico geralmente contínuo caracterizado por relações de identidade cultural, econômica, ambiental política e social.
            Para a implementação das ações de Desenvolvimento Territorial é constituído os colegiados Territoriais os quais são formados por representantes de entidades de Governos nas suas três esferas (Federal, Estadual e Municipal) e por representantes de entidades e organizações da sociedade civil (Sindicatos, Movimentos, ONGs, Associações, Cooperativas e etc.). Estes colegiados são os espaços onde é debatido as ações e temáticas referentes ao desenvolvimento do respectivo Território, num processo de construção participativa e ascendente do Desenvolvimento Rural Sustentável visando o fortalecimento da agricultura Familiar, da reforma agrária, da geração de renda e dinamização da economia e da economia solidária.